
Patife
Jipe CJ5 x Eletrônica: RPM: Tentativa #2
Na tentativa #1 fui na orelhada, não planejei nada e acabei queimando o esp32 ao ligar sua GPIO diretamente no negativo da bobina.

Desta vez pesquisei mais antes de arriscar e acabei aprendendo algumas coisas.
(1) Back EMF
O polo negativo da bobina dá um retorno positivo quando o distribuidor desacopla o aterramento. Esse é o tal do Back EMF da bobina. Veja esta animação.
(2) O caminho é capturar esse retorno (+) e alimentar um optoacoplador
(3) Do outro lado do optoacoplador pegar um pulso "seguro" em 3.3v
(4) EveryCircuit
Acabei conhecendo esse simulador. Pra quem entende pouco de eletrônica é bem útil simular e ver o que acontece no cirtuito

(5) Fui conferir o sistema de ignição no Manual do Jipe Willys
Capturando os pulsos da bobina
Com o osciloscópio ligado ao (-) da bobina e ao aterramento do carro foi possível pegar este sinal:
Deu pra ver tem um pico de 60v que acontece no início de cada pulso.
Este circuito mostrou o caminho:
(foto dizzy)
Fiz um a parte do circuito antes do optoacoplador e obtive isso:
Azul: (-) bobina direto
Amarelo: (-) da bobina passando pelo circuito
Usei o opto acoplador 4N25 no lugar do indicado e liguei ao circuito principal:

Cruzei os dedos e fui testar:
FUNCIONOU!
Movi o circuito da protoboard provisória para a principal e apanhei um pouco com a leitura errada do RPM. Sempre maior.
Fui revendo os contatos e ao tirar o aterramento da saída do 4N25 a leitura voltou ao normal. Até agora não entendi o motivo.
Coloquei o osciloscópio e não consegui configurar para fazer a leitura.
Por enquanto vou deixar como está.
Quem sabe resolvo na tentativa #3 e disponibilizo o esquema do circuito?