Buscar
  • Patife

Jipe CJ5 x Eletrônica: RPM: Tentativa #2

Na tentativa #1 fui na orelhada, não planejei nada e acabei queimando o esp32 ao ligar sua GPIO diretamente no negativo da bobina.




Desta vez pesquisei mais antes de arriscar e acabei aprendendo algumas coisas.


(1) Back EMF

O polo negativo da bobina dá um retorno positivo quando o distribuidor desacopla o aterramento. Esse é o tal do Back EMF da bobina. Veja esta animação.


(2) O caminho é capturar esse retorno (+) e alimentar um optoacoplador


(3) Do outro lado do optoacoplador pegar um pulso "seguro" em 3.3v


(4) EveryCircuit

Acabei conhecendo esse simulador. Pra quem entende pouco de eletrônica é bem útil simular e ver o que acontece no cirtuito


(5) Fui conferir o sistema de ignição no Manual do Jipe Willys



Capturando os pulsos da bobina

Com o osciloscópio ligado ao (-) da bobina e ao aterramento do carro foi possível pegar este sinal:


Deu pra ver tem um pico de 60v que acontece no início de cada pulso.


Este circuito mostrou o caminho:

(foto dizzy)


Fiz um a parte do circuito antes do optoacoplador e obtive isso:

Azul: (-) bobina direto

Amarelo: (-) da bobina passando pelo circuito


Usei o opto acoplador 4N25 no lugar do indicado e liguei ao circuito principal:


Cruzei os dedos e fui testar:


FUNCIONOU!



Movi o circuito da protoboard provisória para a principal e apanhei um pouco com a leitura errada do RPM. Sempre maior.


Fui revendo os contatos e ao tirar o aterramento da saída do 4N25 a leitura voltou ao normal. Até agora não entendi o motivo.


Coloquei o osciloscópio e não consegui configurar para fazer a leitura.


Por enquanto vou deixar como está.



Quem sabe resolvo na tentativa #3 e disponibilizo o esquema do circuito?

28 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

O jipe